Sobre as consultas
Plano de Saúde e Reembolso
A Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão do governo que regulamenta os planos de saúde, estipula que os convênios e seguros de saúde custeiem até 40 sessões de psicoterapia por ano, dependendo do diagnóstico e encaminhamento para tratamento fornecido pelo médico.
Alguns convênios e seguros de saúde dão a possibilidade de reembolso de parte ou do total do valor da sessão de psicoterapia com um Psicólogo particular. Dessa forma, é possível que o paciente obtenha os valores de reembolso de até 10 meses de psicoterapia por ano (considerando 4 sessões ao mês).
Para saber se seu plano de saúde prevê o reembolso e quais os valores reembolsados, entre em contato com a operadora do seu plano ou com a área de Benefícios da empresa em que trabalha, caso seja um plano empresarial
Documentos necessários:
1. Relatório Médico: Pode ser um médico de qualquer especialidade (Clínico geral, Psiquiatra, Neurologista). O paciente deverá consultar o médico de sua preferência e ter o encaminhamento médico para psicoterapia. Os médicos estão habituados com a documentação e dados necessários. Em geral, o documento tem validade de doze meses.
2. Recibos de pagamento: Após o pagamento das sessões, conforme acordado com a (o) Psicóloga (o), os recibos são feitos e entregues a você na sessão seguinte. Segundo as exigências dos planos de saúde deve constar no recibo: Nome do paciente, número de sessões de terapia e suas datas, valores pagos, nome e registro da (o) Psicóloga (o).
Alguns planos de saúde podem exigir documentações complementares, como laudos psicológicos. Consulte sua operadora para conferir toda documentação exigida.