Terapia Familiar

Apesar de a terapia individual ser uma das atuações mais conhecidas dos psicólogos, existem outras modalidades importantes na Psicologia clínica. Uma delas é a terapia familiar. Esse tipo de atendimento pode ser bastante útil quando as demandas emocionais e comportamentais de uma pessoa tem íntima relação com a dinâmica familiar, pois permite o trabalho com as crenças e os padrões comportamentais, além do treinamento de habilidades sociais.

A terapia familiar acontece quando um psicólogo atende os membros de uma família ao mesmo tempo. Para ser considerado assim, é preciso que o grupo seja atendido na mesma sessão.

Promove uma reflexão profunda, estimulando a identificar os motivos do problema, reconhecer os erros, as responsabilidades e os impactos das ações de cada membro da família. Ajudando a perceber e atuar nas situações em que é possível mudar algo para resolver o problema familiar ou aceitar o que não pode ser alterado de modo que essa aceitação não ocasione sofrimento.

Geralmente as sessões são semanais e duram de uma hora e meia a duas horas. As intervenções e técnicas da terapia cognitivo comportamental utilizadas visam auxiliar na comunicação, mediar conflitos, reduzir a ansiedade, favorecer a empatia, esclarecer sobre os papéis exercidos por cada um e fortalecer as relações. O foco deste trabalho será o desenvolvimento de relações mais saudáveis. Em alguns momentos, o psicólogo pode sugerir a realização de atendimentos individuais com determinados membros da família. Isso acontece quando o profissional precisa de mais informações ou percebe uma demanda que merece atenção individual em algum paciente.

Se você está buscando Terapia Familiar , agende sua consulta agora mesmo.

Você está quase lá 50%

Agende sua consulta aqui!

Você está quase lá 50%

Agende sua consulta aqui!